Tubarão, 24 de Agosto de 2019.
Acomac Amurel - Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção Acomac Amurel - Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção Acomac Amurel - Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção
Conheça Tubarão

Tubarão, Aqui é bom viver

Transporte Escolar

A cidade de Tubarão tem sua localização privilegiada. Próxima ao mar, à serra e às águas termais, é cortada pela rodovia BR-101 e pelo rio Tubarão de sul a leste, que em seu percurso vai desembocar na Lagoa Santo Antonio, em Laguna. É a segunda cidade em população do sul do Estado, sendo importante pólo comercial da região. Tem sua principal atividade econômica ligada ao comércio, à agricultura e à pecuária, com destaque também para empresas do setor de cerâmica. É a cidade sede da Unisul - importante universidade de Santa Catarina.

Conta com duas estâncias termais: da Guarda e do Rio do Pouso; bons hotéis e ainda, passeio turístico ferroviário com locomotiva a vapor (Maria Fumaça) e muitos eventos culturais e esportivos. Apresenta ótima infra-estrutura urbana, hoteleira e gastronômica. Tubarão possui também diversos atrativos culturais, entre eles, o Centro Municipal de Cultura, o Museu Ferroviário e o museu Willy Zumblick, que abriga parte da obra do artista plástico tubaronense.

Dados Gerais

Data de criação do município 27/05/1870
Gentílico tubaronense
População em 2010 97.281 habitantes (IBGE)
Eleitores 73.049 (Fonte TRE)
Área da unidade territorial 300,34 (km²)

Para ver estatísticas atualizadas sobre o município de Tubarão consulte o site do IBGE.

Localização

O município está localizado na região sul de Santa Catarina e é sede da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), formada por 17 municípios. Está a 140 km ao sul de Florianópolis, 57,2 Km ao norte de Criciúma e 336 Km ao norte de Porto Alegre.

Código DDD: 048

CEP principal: 88700-000

Limites

Norte Gravatal/Capivari de Baixo
Sul Treze de Maio/Jaguaruna
Leste Laguna
Oeste Pedras Grandes/São Ludgero

História

A história de Tubarão começa em 1774, com a doação de duas sesmarias ao Capitão João da Costa Moreira, o seu pioneiro fundador. O lugar conhecido como Paragem do Poço Grande, era ponto de parada para os tropeiros que desciam da região serrana com mulas carregadas de queijo, charque e outros produtos. A carga era cambiada por produtos como o sal, peixe seco, farinhas e tecidos transportados pelos navios que partiam do porto de Laguna, completando assim a rota Lages - Porto de Laguna. Em 27 de maio de 1870, o presidente da Província sancionou a lei nº. 635 que criou o município de Tubarão, território desmembrado de Laguna. Em seguida recebeu levas de imigrantes portugueses: açorianos e vicentistas. Durante a década de 1870, registraram-se três importantes fatos: a imigração européia com predominância de italianos, seguida de alemães e outras nacionalidades, a criação da comarca de Tubarão em 1875 e a formação da Cia Inglesa The Donna Thereza Cristina Railway Co Ld. A ferrovia foi o primeiro e principal agente de mudanças econômicas e sociais no município, junto com a exploração do carvão e a imigração européia.

O topônimo Tubarão deriva do cacique Tuba-Nharõ (do tupi-guarani = pai feroz), nome que os habitantes primitivos também davam ao rio que corta a cidade. Tubarão também é conhecida como Cidade Azul. Foi o escritor, político e jornalista catarinense Virgílio Várzea que encantado com a beleza do rio refletindo o céu azul e as montanhas azuladas no entorno atribuiu o dístico à cidade: “ o rio passa, serpenteando, e no seu rastro de prata, banha a cidade azul...”

O mesmo rio que encantou o poeta também causou destruição e morte na grande cheia. A catastrófica inundação de 23 de março de 1974 deixou marcas profundas na história da região. Em menos de um ano, o povo trabalhador reconstruiu a cidade e em homenagem aos esforços coletivos e a solidariedade foi erguida a Torre da Gratidão, ao lado da Catedral.

Clique aqui para saber mais sobre a história de Tubarão (PDF - 170 KB)

Pontos Turísticos de Tubarão

Passeio Turístico Ferroviário

Vagões antigos e locomotiva a vapor “Maria Fumaça”, com passeios turísticos a Imbituba, Laguna, Jaguaruna, Criciúma e Urussanga. Saídas do Museu Ferroviário, com data marcada.

Centro Municipal de Cultura

Praca-da-Bandeira-e-CMC10

Localizado na Praça Walter Zumblick, centro da cidade, o Centro Municipal de Cultura (CMC) abriga o Museu Willy Zumblick, fotos históricas de Tubarão e vários materiais de importância pública, além de sediar a Biblioteca Pública Olavo Bilac. O imponente edifício de modernas linhas arquitetônicas, foi inaugurado no ano de 2.000 e possui uma área de 1.820 metros quadrados. Nele funcionam uma Galeria de Exposições Temporárias, Sala de trabalhos Educativos, Ateliê de Pintura, Sala de vídeo e Projeções e Biblioteca Pública Municipal.

Endereço

  • Endereço: Praça Walter Zumblick s/n, Centro.
  • Telefone: (48) 3621-9083 - [email protected]

Horário de funcionamento:

  • De segunda a sexta-feira: das 7h às 13h

Museu Willy Zumblick

Acervo Museu Willy Zumblick

Um espaço de exposição permanente de parte do acervo do artista Tubaronense Willy Zumblick, composto por 72 (setenta e duas) telas, 8 (oito) esculturas, 115 (cento e quinze) homenagens recebidas entre troféus, medalhas, diplomas, certificados e placas, e alguns de seus primeiros instrumentos de trabalho.

Endereço

  • Endereço: Praça Walter Zumblick s/n, Centro.
  • Telefone: (48) 3621-9083 - [email protected]

Horário de funcionamento:

  • De segunda a sexta-feira: das 7h às 13h

Museu Walter Zumblick

Situado no Espaço Integrado de Artes – Unisul, possui em seu acervo artefatos encontrados na região em sítios arqueológicos das pertencentes às culturas Guarani, Xokleng, Caçador-coletor e Sambaquieira. O museu existe desde 1995 e expõe também exemplares de animais empalhados da fauna local.

Endereço

  • Localização: Av. José Acácio Moreira – nº 787 – Bairro Dehon – Tubarão (SC)
  • Telefone: (48) 3621-3000

Museu Ferroviário de Tubarão

Museu Ferroviario

É um dos poucos museus do gênero no Brasil e único em Santa Catarina. Preserva a memória da Estrada de Ferro Dona Thereza Christina, expondo exemplares de locomotivas a vapor e vagões vindos da Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos e da antiga Tchecoslováquia, no período de 1912 a 1956. O acervo conta ainda com utensílios, documentos, esculturas e fotos da história da ferrovia na região.

  • Endereço: Av. Pedro Zapeline, nº 999 – Oficinas - CEP: 88701-480 Tubarão – SC
  • Telefone: (48) 3632-3450
  • Site www.museuferroviario-sc.webnode.com.br
  • Emails: [email protected]
  • Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira das 8h às 12 horas e das 13h30 às 17h30 horas.

Casa da Cidade “Huberto Rohden”

Mais conhecido como Casa da Cidade, o palacete localizado na avenida Marcolino Martins Cabral, centro da cidade, foi construído em 1897 para uso residencial da família do coronel João Cabral de Mello. Ao longo dos anos, abrigou a prefeitura e diversos outros órgãos públicos. Sua arquitetura em estilo neoclássico lembra os antigos casarios portugueses. Em 1984, o local foi restaurado e tombado como patrimônio histórico e cultural do município, recebendo o nome de “Casa Huberto Rohden”, em homenagem ao filósofo tubaronense.

Atualmente, funciona como um espaço cultural, abrigando exposições de arte, cursos de arte para a comunidade, além de outras atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

Horário de Funcionamento

  • Segundas, terças e quartas-feiras: das 8h às 21h.
  • Quintas e sextas-feiras: das 8h às 19h.

Casario Histórico

Casario Historico

Nas margens do Rio Tubarão, junto ao antigo porto, conta-se com a vista privilegiada das edificações históricas da cidade.

Local

Centro, a partir da travessia das pontes Nereu Ramos/ Irineu Bornhausen e Dilnei Chaves Cabral

Monumento Anita Garibaldi

Memorial Anita Garibaldi

Construído em 1932, pelo governo italiano no local e que nasceu a “Heroína de Dois Mundos”. A placa em bronze de autoria do arquiteto italiano Itarin veio da Itália. A inscrição está envolta com o emblema do fascismo, sendo único no Estado a conter esta marca.

Local

Estrada Geral da Madre, comunidade de Morrinhos, a 6 km do Centro.

Catedral Diocesana Nossa Senhora da Piedade

Com linhas arquitetônicas modernas, tem ao seu lado a Torre da Gratidão, monumento erguido em homenagem aos esforços aplicados por todos que ajudaram a cidade após as cheias do rio Tubarão, em 1974. No local, está também o Mausoléu João Teixeira Nunes: doador das terras para a construção da paróquia.

Catedral Nossa Senhora da Piedade

Endereço

  • Praça da Catedral – Centro
  • Telefone: (48) 3632 6499 / (48) 3632 1631

Horário de funcionamento

  • Segunda-feira a Sábado das 8h às 17h
  • Domingo das 7h às 20h30

Igreja Matriz São José
Operário

Igreja Matriz São José OperárioLocalizada no bairro Oficinas, destaca-se pela influência de artistas tubaronenses em suas obras internas.

Centro Administrativo Municipal

Paço MunicipalAntiga Vila dos Engenheiros da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). São várias casas construídas na década de 40, que guardam as características construtivas da época. Área arborizada com plantas exóticas e algumas centenárias como a palmeira real e a figueira. Hoje é o Centro Administrativo da cidade abrigando o Paço Municipal.

Morro da Antena

Mirante natural com vista da cidade, das praias e da Serra Geral. O local também é usado para prática de esportes aéreos como parapente. De carro é possível chegar ao local que fica a 4 km do Centro, na comunidade de Congonhas.

Estância Termal de Rio do Pouso

Termas da Guarda

Situada na Margem Esquerda do rio Tubarão, a 12 km do centro da cidade, coloca à disposição dos visitantes um hotel que mantém as características de uma antiga casa de fazenda. A estância oferece balneários com banheiras individuais e piscina havendo ainda a opção de passeios a cavalo pelos campos que circundam o local.

Estância Termal da Guarda

Termal da Guarda

Na Margem Direita do rio Tubarão, está a fonte Termal da estância hidromineral da Guarda, distante 10 km do centro da cidade, com acesso pavimentado, margeando o rio, cenário de rara beleza.

No local, estão instalados três hotéis com excelentes acomodações e restaurantes de qualidade internacional. O grande atrativo é a sua água, utilizada com finalidade terapêutica. Nesta mesma área, é engarrafada a água mineral da Guarda que é distribuída na região.

Monumentos de Tubarão

Monumentos Localização Bairro
Busto Genésio Antonio Mendes Farol Shopping Vila Moema
Busto Padre Raimundo Ghizoni Catedral Diocesana Centro
Chafariz Praça Centenário Centro
Monsenhor Bernardo Peters Catedral Diocesana Centro
Torre da Gratidão Catedral Diocesana Centro
Mausoléu de João Teixeira Nunes Praça João Teixeira Nunes (Catedral) Centro
Marco Centenário da
Independência – Lions Clube
Praça 7 de Setembro Centro
Das Mães Praça 7 de Setembro Centro
Herma de Otto Frederico Feuerschuette Praça 7 de Setembro Centro
Homenagem ao Lions-Centro Praça 7 de Setembro Centro
Às Vítimas da Enchente de 74 Praça Orlando Francalacci Centro
40 anos Rotary Tubarão Praça Orlando Francalacci Centro
Projeto e controle
das cheias do Vale do Tubarão
Praça Orlando Francalacci Centro
Praça Palestina – Monumento à Paz Rua Lauro Müller Centro
Obelisco: Homenagem ao
Centenário de Tubarão
Praça Walter Zumblick Centro
Centenário do Rotary Praça Walter Zumblick Centro
Casa da Cidade “Huberto Rohden” Praça Pery Camisão Centro
Herma de Anita Garibaldi Paço Municipal Centro
Marco da Independência Rua São Manoel Centro
Marco a Padre Bernardo Freuser Jardim do Hospital
Nossa Senhora da Conceição
Centro
Locomotiva a Vapor Praça Thereza Christina Centro
Homenagem ao Homem Ferroviário Praça Thereza Christina Centro
120 Anos Ferrovia Thereza Christina Praça Thereza Christina Centro
Estátua de Getúlio Vargas e
Carta Testamento
Avenida Getúlio Vargas –
Terminal Urbano
Centro
Herma de Hercílio Luz Rua Coronel Cabral -
Grupo Escolar Hercílio Luz
Centro
Busto Altamiro Sebastião Larroid Rua Marechal Deodoro Centro
Estátua Henrique Fontes Colégio Henrique Fontes Humaitá
Estátua Nossa Senhora de Fátima Praça Rodolfo Corrêa Bittencourt Humaitá
Busto Luiz Pedro Medeiros Praça Luiz Pedro Medeiros Oficinas
Estátua Gertrudes Comensoli Lar da Menina Santo Antonio de Pádua
Estátua Santa Terezinha Praça Santa Terezinha Passagem
Marco Rotary Cidade Azul Avenida Tancredo Neves Revoredo
Ao Caminhoneiro Br-101 km 338 Fábio Silva
Estátua São Cristóvão Igreja de São Cristóvão São Cristóvão
Marco a Anita Garibaldi Estrada Geral da Madre,
6 km do centro.
Localidade de Morrinhos

 

Receba Novidades
 
Nome:
E-mail:
Acomac Amurel - Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção
Acomac Amurel - Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção
Acomac Amurel - Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção
©Copyright - 2019 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Guiafixas