Tubarão, 22 de Outubro de 2019.
Acomac Amurel - Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção Acomac Amurel - Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção Acomac Amurel - Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção
Notícias
22/06/2016 - Cinco estratégias para criar uma equipe mais produtiva

Não podemos criar uma empresa produtiva, mas é possível fazer isto com as pessoas e com isso formar uma equipe eficiente. Algumas reclamações são bem comuns dentro das empresas, muitos gestores costumam dizer que a equipe está apresentando dificuldades de rendimento e há também profissionais que se queixam de trabalhar em uma empresa na qual as tarefas sempre aparecem na última hora e são urgentes.

Toda vez que sou questionado a respeito de produtividade no ambiente de trabalho, ressalto que não podemos criar uma empresa produtiva. O que podemos fazer é tornar as pessoas mais produtivas, juntas elas são capazes de formar uma equipe mais eficiente e, consequentemente, tornar a empresa mais produtiva. Ou seja, precisamos aprender olhar para a base dos acontecimentos diários, só assim será possível ter um nível superior de performance.

Para aqueles que sofrem com essa questão, selecionei cinco estratégias que vão ajudar a tornar as equipes mais produtivas, confira:

1 - Clareza nos objetivos

A primeira grande ação para melhorar a performance da equipe é ter clareza dos objetivos. A pessoa que não sabe por qual caminho seguir se perde, principalmente, na priorização, tudo fica urgente e elas não sabem ao certo por qual caminho seguir. É preciso entender claramente o que deve ser feito, por exemplo, qual é a entrega do dia, mês, semana ou até mesmo semestre. Só é possível definir prioridades quando temos em mente o que deve ser feito.

2 - Tenha indicadores

As pessoas gostam de saber que estão melhorando, por isso não basta ter metas. Esse é um dos grandes erros que as empresas cometem, pois elas criam objetivos, comunicam a equipe e depois não dão nenhum tipo de retorno em relação ao trabalho. Quando falamos de metas, estamos nos referindo a pequenos indicadores que vão mostrar se estamos próximos ou distante do objetivo. Uma dica é usar um Indicador-chave de Performance, conhecido por KPI (Key Performance Indicator), que pode ser criado com base no número de vendas que a empresa realiza, no volume de horas extras ou no progresso de um projeto ao longo da semana, de acordo com a necessidade de cada organização ou equipe. O importante é ter um indicador que faça o time ver o que está acontecendo. 

3 - Tenha uma ferramenta de gestão

Busque uma ferramenta que auxilie na gestão das tarefas e que ajude a delegar de forma mais eficiente. Ferramentas como o Neotriad, por exemplo, viabilizam a organização do trabalho, o que permite a discussão de prioridades reais e possibilita o mapeamento de indicadores. Ao visualizar tudo o que está acontecendo ao longo de um período, o gestor consegue ter mais liderança em suas mãos e, consequentemente, a performance da equipe melhora, pois os profissionais aprendem a gerenciar melhor suas atividades.

4 - Crie padrões de comunicação

Tenha padrões, seja para delegar tarefas internamente, para comunicar mudanças no projeto ou sempre que precisar acionar a equipe. Uma sugestão é ter um profissional responsável por delegar as tarefas da equipe, ele receberá as demandas e alocará na rotina do time. Dessa forma, com todas as tarefas em um ponto central, é possível facilitar a comunicação e o processo de gestão.

5 - Tenha uma estratégia para envolver sua equipe

Nesse sentido, é importante termos uma estratégia para ajudar as equipes a aprenderem com os erros e serem parabenizadas pelos acertos. As pessoas gostam de feedback, por isso, no momento que é identificado um erro é preciso conversar com o profissional e corrigi-lo, agora, quando está ele certo, é preciso parabenizar ou recompensar de alguma forma para que ele se sinta parte do processo. Com as dicas em mãos, lembre-se que não melhoramos a performance de uma equipe apenas com mudanças na empresa, só temos condições de fazer diferente no momento que ajudamos as pessoas a serem mais produtivas em sua rotina.

* Christian Barbosa é fundador da Triad Consulting, multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo.

Últimas Notícias
30/09 - Estratégia comercial para assegurar caixa positivo até o final do ano
06/08 - 23º Ecomac Sul
06/08 - Ganhadores da Campanha 2016 Entre que a casa é sua
13/07 - Cinco deveres de casa que precisamos fazer
29/06 - Seis bons motivos para continuar trabalhando com vendas
22/06 - Cinco estratégias para criar uma equipe mais produtiva
16/06 - Governo anuncia programa de reforma de moradias para famílias de baixa renda
23/05 - Feira CasaPronta recebeu 25 mil visitantes
20/05 - Parceria com a Acomac proporciona palestra show Evento segue até domingo, no estacionamento do Farol Shopping
13/05 - Custo da construção sobe 0,46% em abril
13/05 - Venda de material de construção cai 10,5% em abril
10/05 - Projeto de Lei que regulamenta o Trabalho Intermitente passará a ter Regime de Urgência
01/10 - Fecomac SC elege e empossa novo presidente
23/09 - Fecomac SC convoca associados para eleição da nova diretoria biênio 2014/2015
29/08 - Audiência Pública em Florianópolis discutirá alterações no Simples Nacional
12/08 - Vendas de material de construção crescem 11% em julho
24/07 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO - ASSEMBLÉIA GERAL DA ANAMACO
05/07 - Inflação desacelera em junho para 0,26%, mas supera teto da meta do governo em 12 meses
25/06 - Baixe aqui o novo Simulador do Programa João de Barro, Anamaco e Bradesco
17/06 - Mercado espera PIB abaixo de 2,5% em 2013
03/06 - Loja Escola fecha parceria com a LDU do Brasil
28/05 - Acomac Amurel convida para palestra com Caco Barcellos
22/05 - Fecomac SC reúne diretores na Acomac de Jaraguá do Sul
15/05 - Operação Obra Limpa vai fiscalizar varejistas do setor de material de construção
10/05 - Mercado imobiliário mantêm-se estável no primeiro trimestre de 2013
10/05 - Conheça a parceria Anamaco/Embracon e compre sua casa própria, moto ou carro com condições especiais
09/05 - Fecomac SC faz reunião com a Câmara de Material de Construção da Fecomércio
09/05 - Infôrme da Presidência Executiva da Anamaco
09/05 - Vendas de material de construção se mantêm estáveis em abril
Receba Novidades
 
Nome:
E-mail:
Acomac Amurel - Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção
Acomac Amurel - Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção
Acomac Amurel - Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção
©Copyright - 2019 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Guiafixas